A cidade de Castelo sediará, no dia 25 de fevereiro, o I Circuito Estadual Absoluto de Xadrez Rápido do ano de 2012 e contará com a presença de aproximadamente trinta atletas de Santa Maria de Jetibá, sede da Federação Espíritosantense de Xadrez.
O xadrez rápido pode ser considerado o mais usado nos clubes espalhados pelo mundo, uma vez que não se gasta tanto tempo como na modalidade “pensado” e não é tão acelerado como no “relâmpago”.
A partida de ‘Xadrez Rápido’ é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de pelo menos 15 minutos, mas menos de 60 minutos para cada jogador, ou seja, um torneio com tempo de reflexão de 30 minutos para cada jogador é considerado xadrez rápido, já se tiver 61 minutos de reflexão será considerado “pensado”.
Aqui os jogadores não precisam anotar os lances da partida e quando houver adequada supervisão de jogo, (por exemplo, um árbitro para no máximo três partidas) aplicam-se as Regras da FIDE para Competição.
As Regras do Xadrez Rápido diferenciam um pouco do xadrez pensado, vejamos:
a.Uma vez que cada jogador tenha efetuado três lances, nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei.
b.O árbitro deverá intervir (Ato de mover as peças ), somente se for requerido por um ou ambos os jogadores.
c.Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente for posto em movimento. O oponente tem então o direito de reclamar que o jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Apenas após tal reclamação é que o árbitro deverá fazer uma intervenção. Entretanto se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um peão não foi completada, o árbitro deverá intervir, se possível.
d.A seta é considerada caída quando for feita uma reclamação válida neste sentido por um dos jogadores. O árbitro deverá abster-se de sinalizar uma queda de seta, mas poderá intervir se ambas as setas caírem.
e.Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios e avisar o árbitro.
f.Para a reclamação ser bem sucedida, depois que os relógios tiverem sido parados, a seta do reclamante deve estar ‘em pé’, e a de seu oponente caída após os relógios terem sido parados.
g.Se ambas as setas estiverem caídas o árbitro deverá declarar a partida empatada.