sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SPEED CHESS


A cidade de Castelo sediará, no dia 25 de fevereiro, o I Circuito Estadual Absoluto de Xadrez Rápido do ano de 2012 e contará com a presença de aproximadamente trinta atletas de Santa Maria de Jetibá, sede da Federação Espíritosantense de Xadrez.



O xadrez rápido pode ser considerado o mais usado nos clubes espalhados pelo mundo, uma vez que não se gasta tanto tempo como na modalidade “pensado” e não é tão acelerado como no “relâmpago”.
A partida de ‘Xadrez Rápido’ é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de pelo menos 15 minutos, mas menos de 60 minutos para cada jogador, ou seja, um torneio com tempo de reflexão de 30 minutos para cada jogador é considerado xadrez rápido, já se tiver 61 minutos de reflexão será considerado “pensado”.

Aqui os jogadores não precisam anotar os lances da partida e quando houver adequada supervisão de jogo, (por exemplo, um árbitro para no máximo três partidas) aplicam-se as Regras da FIDE para Competição.

As Regras do Xadrez Rápido diferenciam um pouco do xadrez pensado, vejamos:

a.Uma vez que cada jogador tenha efetuado três lances, nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei.

b.O árbitro deverá intervir (Ato de mover as peças ), somente se for requerido por um ou ambos os jogadores.

c.Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente for posto em movimento. O oponente tem então o direito de reclamar que o jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Apenas após tal reclamação é que o árbitro deverá fazer uma intervenção. Entretanto se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um peão não foi completada, o árbitro deverá intervir, se possível.

d.A seta é considerada caída quando for feita uma reclamação válida neste sentido por um dos jogadores. O árbitro deverá abster-se de sinalizar uma queda de seta, mas poderá intervir se ambas as setas caírem.

e.Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios e avisar o árbitro.

f.Para a reclamação ser bem sucedida, depois que os relógios tiverem sido parados, a seta do reclamante deve estar ‘em pé’, e a de seu oponente caída após os relógios terem sido parados.

g.Se ambas as setas estiverem caídas o árbitro deverá declarar a partida empatada.



*Daniela Hâmerly



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tênis de Mesa.


O Tênis de Mesa também é uma modalidade esportiva oferecida pela secretaria municipal de Esporte e lazer. Durante a reinauguração da praça Florencio Augusto Berger na ultima sexta-feira  (10/02/12)população em geral e alunos da escola Graça Aranha puderam praticar a modalidade em mesa montada pelos profissionais  que atuam na secretaria de Esportes.





Alunos da Escola Graça Aranha Participam da Reinauguração do Clube de Xadrez

Alunos da 7ª Série da Escola Graça Aranha no Clube de Xadrez



O Clube de 'Xadrez' tem desenvolvido o projeto Xadrez nas escolas e pretende continuar com o mesmo nas escolas de Santa Maria de Jetibá.


O 'Xadrez na escola' refere-se a uma mini competição de xadrez que visa a cativar os alunos a praticá-lo, nos intervalos do recreio, também tem intuito de criar o hábito da prática o Xadrez promovendo os benefícios que o mesmo pode proporcionar como a integração e o desenvolvimento da memória, raciocínio lógico, concentração e outros.

Com o intervalo de 20 minutos a equipe do Clube de Xadrez, desenvolve a divulgação e as inscrições que serão limitadas devido os recursos humanos, e terá aproximadamente 30 vagas para cada escola do município. Em 2011 o torneio foi realizado em 5 dias. De segunda a sexta-feira, durante o horário do recreio o mesmo será um torneio relâmpago com a duração de cinco minutos a rodada pra cada jogador.

Neste ano de 2012 o projeto deverá continuar.

XADREZ NA APAE


Várias atividades relacionadas à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer foram realizadas durante a inauguração da reforma da Praça Florencio Augusto Berger (10/02/2012). Porém, uma que chamou a atenção pelo seu aspecto inclusivo-social foi a chegada dos estudantes da APAE no Clube de Xadrez.
Acompanhados da professora Claudina Schwambach, cinco estudantes, que já fazem parte do Projeto Xadrez na APAE passaram algumas horas tendo aulas e praticando o esporte.

O professor Johny explicou à esta blogueira que o ensino do xadrez na APAE é um projeto que visa desenvolver de forma lúdica pedagógica a prática do xadrez para os portadores de necessidades especiais, e que dentro do vários espaços de ensino localizado na APAE é pretendido trabalhar o xadrez de forma diferenciada:

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: O ensino do xadrez usando os computadores;

SALA DE ARTESANATO: Desenvolver a construção de tabuleiros e peças de xadrez;

SALA DE EXPRESÃO CORPORAL: Desenvolver o xadrez de forma lúdica corporal (XADREZ VIVO).

Jhony acrescentou que embora o Xadrez na APAE seja em grande parte uma atividade lúdica, a prática do esporte pelos "especiais" tem colaborado de modo eficaz com o objetivo da própria APAE, vez que os "para-atletas do xadrez" vêm tendo uma grande melhora nos valores cognitivos.

Num tempo em que se fala tanto de inclusão social, tivemos a oportunidade de presenciar, através do Xadrez na APAE uma cena que merece registro: enquanto os alunos da APAE jogavam, uma turma da sétima série da Escola Graça Aranha chegou ao clube nos proporcionando uma verdadeira aula de inclusão social. Palavras são desnecessárias. A imagem fala por si:



Texto e fotos: Daniela Hâmerly.



CHESS IS COOL!


No dia 10 de fevereiro foi inaugurada a reforma da Praça Florencio Augusto Berger, evento que envolveu também a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, pois foram instalados vários equipamentos de ginástica para o desenvolvimento do Projeto Ginástica ao Ar Livre e a reinauguração da sala de aula do Clube de Xadrez.
Ei... volta tudo!! Esportes e xadrez? O que tem a ver uma coisa com a outra? Tudo, absolutamente tudo. O xadrez é uma modalidade esportiva, embora seja popularmente conhecido como um jogo de tabuleiro. Então os enxadristas são atletas? Sim, são atletas do mais alto nível, pois o xadrez é um esporte que trabalha a mente, proporcionando aos praticantes a ampliação de diversos valores cognitivos, tais como o desenvolvimento da memória, tomada de decisão, raciocínio lógico, concentração, integração, entre outros. Este é um dos motivos pelo qual "chess is cool", ou seja, xadrez é legal... Afinal, você já viu algum atleta (de qualquer modalidade) se sobressair sem as características citadas acima? Pense bem... sua resposta será um estrondoso não!
Portanto, xadrez não é coisa de nerd e o Clube de Xadrez de Santa Maria de Jetibá tem provado isso com louvor através de todas as atividades que desenvolve.
Segundo o professor e coordenador do Clube de Xadrez Johny Markeny Batista, com o retorno da sede do Clube à praça, existe a possibilidade de se abrir uma sala para aulas de xadrez aos finais de semana e, ainda, haverá o aumento dos frequentadores do clube.
Além de ser aberto ao público em geral, o Clube de Xadrez realiza vários projetos sociais, como o Xadrez na APAE; Xadrez que Liberta; Xadrez com os Químico-Dependentes; Xadrez na Escola e Xadrez no CMEI Pommer.
Yeah! Chess is cool!

*Texto e foto: Daniela Hâmerly