terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

XADREZ NA APAE


Várias atividades relacionadas à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer foram realizadas durante a inauguração da reforma da Praça Florencio Augusto Berger (10/02/2012). Porém, uma que chamou a atenção pelo seu aspecto inclusivo-social foi a chegada dos estudantes da APAE no Clube de Xadrez.
Acompanhados da professora Claudina Schwambach, cinco estudantes, que já fazem parte do Projeto Xadrez na APAE passaram algumas horas tendo aulas e praticando o esporte.

O professor Johny explicou à esta blogueira que o ensino do xadrez na APAE é um projeto que visa desenvolver de forma lúdica pedagógica a prática do xadrez para os portadores de necessidades especiais, e que dentro do vários espaços de ensino localizado na APAE é pretendido trabalhar o xadrez de forma diferenciada:

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: O ensino do xadrez usando os computadores;

SALA DE ARTESANATO: Desenvolver a construção de tabuleiros e peças de xadrez;

SALA DE EXPRESÃO CORPORAL: Desenvolver o xadrez de forma lúdica corporal (XADREZ VIVO).

Jhony acrescentou que embora o Xadrez na APAE seja em grande parte uma atividade lúdica, a prática do esporte pelos "especiais" tem colaborado de modo eficaz com o objetivo da própria APAE, vez que os "para-atletas do xadrez" vêm tendo uma grande melhora nos valores cognitivos.

Num tempo em que se fala tanto de inclusão social, tivemos a oportunidade de presenciar, através do Xadrez na APAE uma cena que merece registro: enquanto os alunos da APAE jogavam, uma turma da sétima série da Escola Graça Aranha chegou ao clube nos proporcionando uma verdadeira aula de inclusão social. Palavras são desnecessárias. A imagem fala por si:



Texto e fotos: Daniela Hâmerly.



Nenhum comentário:

Postar um comentário