quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

KARATECAS SE PREPARAM PARA CAMPEONATO ESTADUAL


Lembro-me de toda uma geração "apaixonada" pela trilogia "Karatê Kid". Os filmes contavam  as aventuras de Daniel, garoto pobre que sonhava em ser um campeão de karatê, mas não tinha condições de pagar uma academia.

Em Santa Maria de Jetibá-ES, a garotada que curte artes marciais não precisa encontrar um "senhor Miagui" (não sei se a grafia está correta - provavelmente não... rsrsrrsrs), para aprender o esporte: a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a SAMAJE, desenvolve o projeto CAMPEÕES DE FUTURO", que visa ensinar, gratuitamente, crianças de todas as idades, judô, jiu jitsu e karatê.


Nos dias 10 e 11 de março, vinte e cinco atlertas integrantes do projeto irão participar da Primeira Etapa do 27º Campeonato Estadual de Karatê, na cidade de Venda Nova do Imigrante, também na região serrana do Espírito Santo.

No ano passado, os atletas conquistaram quinze medalhas e a expectativa para este ano é, claro, superação.



A palavra "karatê" é derivada de uma expressão usada na filosofia zen, que pode ser considerada como parte integrante da filosofia oriental. A palavra "sora" que se pronuncia também como "kara" ou "kuu", representa o universo.

O Karatê é a arte marcial originada a partir das técnicas de defesa pessoal de Okinawa, tendo como base a filosofia do Budo, há aproximadamente doze séculos. Seus objetivos se traduzem na busca constante do aperfeiçoamento pessoal, contribuindo para a harmonização do meio onde se está inserido através de muita dedicação ao trabalho, treinamentos rigorosos e vida disciplinada.

À medida em que a arte foi sendo desenvolvida, estudada, cultivada e transmitida através das gerações, mudanças e contribuições foram somadas para a formação de diversos estilos de karate em evidência atualmente.

Há milênios já existiam formas de lutas sem armas, e na época dos samurais no Japão, não existia o conceito de esporte: os guerreiros praticavam artes marciais também como forma de exercícios físicos, através dos quais educavam a disciplina, a moral, o civismo e impunham a paz e a moral à sua Nação.

O grande responsável pelo desenvolvimento do karatê, foi o mestre Gichin Funakoshi, que introduziu o karatê como esporte no Japão e foi convidado pelo ministério da educação japonês, para dar aulas de karatê nas escolas e universidades do país. O mestre Funakoshi pretendeu com seu método que visava a educação física como forma de defesa pessoal, aliada à filosofia dos samurais, mas com base científica, ajudar os estudantes em sua formação como homens e cidadãos úteis a sociedade, tudo isso, sem perder o verdadeiro espírito marcial da luta.

O karatê foi considerado "arte divina" pela sua grande eficiência no combate real. Um dos fatos mais importantes para o desenvolvimento do karatê, foi o surgimento do "karatê-competição" como esporte. Nos anos 30 e 40, o karatê começou a se espalhar pelo mundo.

Aqueles poucos indivíduos, que realmente alcançaram uma alta condição na arte do karatê, exibem capacidades que parecem estar próximas dos limites do potencial humano. O praticante de karatê, uma pessoa altamente treinada nos aspectos físico-mentais, quando se confronta com o atacante, apresenta um comportamento diferenciado e da provas de sentimentos completamente incomuns a alguém tão ameaçado. Existe um ruptura de pensamento intelectual e de emoções como raiva, medo e orgulho. Em lugar disso, ele não se sente como indivíduo separado das coisas que o cercam, como um indivíduo em seu ambiente. Até mesmo seu oponente é olhado como uma extensão de si próprio.




O significado atual do karatê, se deve ao mestre Gichin Funakoshi, que mudando o sentido original do nome, introduziu a palavra KARA com significado de vazio, Céu, Universo. TE significa mão e DO caminho. Literalmente karatê significa o caminho das mãos vazias (por isso se diz que o lutador de karatê usa o próprio corpo como armas para lutar) ou num sentido mais filosófico, caminho que contém o universo.

No karatê existe uma famosa expressão do mestre Funakoshi: "Karate Ni Sente Nashi", que significa que primeiro a defesa é importante, depois o ataque, sem perder o espírito ofensivo, esse provérbio explica claramente o objetivo do karatê que é conter o espírito de agressão. Dessa forma, nota-se a atitude de respeito na prática do "Kata" (Luta imaginária), as quais sempre se iniciam com técnicas de defesa.

Gichin Funakoshi


Estes são os lemas do lutador de karatê:


I- Esforçar-se para formação do caráter (Disciplina);

II- Criar o intuito de esforço (Determinação);

III- Respeitar acima de tudo (Respeito);

IV- Conter o espírito de agressão (Desapego);

V- Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão (Honra).

*Daniela Hâmerly









Nenhum comentário:

Postar um comentário